Época 2023/24
No passado dia 27 de setembro, os velejadores Vasco Justino (Mentor) e António caseiro (Mentor), fizeram equipa com Nuno Duarte (CMCoimbra), para vencer a X Regata Acreditar, na classe cruzeiro.
Já uma tradição no calendário regional, a regata acredita teve no passado sábado a sua 10° edição. Apesar de imagens fantásticas de ligação entre o rio e a cidade, desta vez, o vento teimou em não aparecer o que dificultou em muito a vida ao velejadores e comissão de regata, apenas sendo possível a realização de uma regata que foi dominada pela equipa da Mentor.
Referir ainda que os lucros angariados no evento foram entregues à Associação Acreditar, tendo a Mentor o maior orgulho em participar mais uma vez neste evento.
O Clube do Mar de Coimbra com a colaboração da AMURAS, empresa associada, iniciou dia 6 de agosto de 2024, as atividades de Vela de Cruzeiro a partir do novo Pontão das Docas, com um Match Racing Cruzeiros com veleiros Bénèteau First 18.
Na regata disputada, a tripulação Miguel Fonseca / Edgar Faria / Filipe Freitas no Bougon superiorizou-se à dupla Bruno Carvalho / Felipe Samy no Emilie, pois as condições de vento estavam favoráveis. O evento foi uma experiência muito positiva, com um excelente convívio dentro e fora de água, tendo evidenciado o potencial do campo de regatas do Parque Verde, nomeadamente para regatas Match Racing, em que cada regata é disputada entre duas embarcações iguais e da mesma classe.
Este “ensaio geral” vai seguramente ter seguimento pois deixou muita vontade de competir a todos os que se inscreveram.
O Clube do Mar de Coimbra agradece a colaboração fundamental da empresa Amuras de eventos marítimo-turísticos, que está a iniciar atividades na região de Coimbra. A Amuras, sócia do Clube do Mar, cedeu gratuitamente ao Clube os seus veleiros Bénèteau First 18 para que a competição tivesse lugar.
No final houve um animado convívio “happy hour” no Beers, a quem o Clube também agradece as facilidades concedidas.
fonte: Clube do Mar De Coimbra
A dupla Jaime Baptista (CNAFF) e João Gil (Academia Mentor), estiveram presentes na concentração de Snipes clássicos, Xouba Cup, que se realizou em Vigo, Espanha no dia 29 de Julho.
Após uma viagem atribulada até Vigo após uma avaria na viatura em que seguiam, a dupla conseguiu estar pronta para iniciar os procedimento no sábado. Domingo a frota voltou-se a reunir e realizou mais um percurso na Ria de Vigo. O Barco que representou as cores Figueirenses foi o clássico "Pintado de Fresco", de Jaime Baptista, que levou a dupla a alcançar a quarta posição da classificação geral.
I 17 tripulações portuguesas estiveram em competição no Troféu Príncipe de Asturias, com o “Eagle 1” de António Domingues e o “Saplicco II” de João Serôdio a vencerem nas suas categorias I
Organizado pelo Monte-Real Club d´Yates, realizou-se o 39º Troféu Príncipe de Asturias, em Baiona, entre os dias 6 e 8 de setembro. Criada em 1996, quando o Príncipe Filipe, na atualidade Rei de Espanha, estudava na Escola Naval Militar de Marín, este campeonato de Cruzeiros continua a ser uma das principais regatas do calendário da Galiza.
Nesta edição contou com 85 embarcações distribuídas pelas classes ORC, J80 e Ladies Cup, entre as quais 17 tripulações portuguesas.
A MENTOR esteve representada por Miguel Fonseca, a bordo do JAVITUDO, barco que tem acompanhado as regatas em Espanha durante toda época 2024 e onde foi skipper em 2023. Desta feita, a regata foi na classe ORC OPEN e a tripulação chegou ao 9º lugar.
Na classe ORC, com 31 inscritos, na Divisão 1-2, o “Yess Too” de Rui Ramada Barros (Monte-Real Club d´Yates) foi 4º classificado, seguido do “Phanter Syone” do CAVCMA, com Nuno Neves ao leme e do “Tiro – Xpand It” de Nuno Barreto (Associação Naval de Lisboa), enquanto o “Racer” de Januário Cruz (We Do Sailing) terminou na 8ª posição. Na categoria ORC 3, a vitória foi o “Eagle 1” de António Domingues (Associação Naval de Lisboa), tendo o “Peekaboo” de João Nuno Allen (Yate Clube do Porto) alcançado o 5º lugar. Já em ORC 4, o “Fend La Bise” de Jean Claude Sarrade classificou-se em 6º, com o “Ojo Piojo” de Manuel Lopes (We Do Sailing) em 10º e o “Garrucha” de Manuel Moutinho (Clube de Vela Atlântico) em 11º lugar. Na geral de ORC (1-2-3-4), o "Phanter Syone" foi o melhor português na 4º posição.
Em ORC Open, com uma frota de 22 Cruzeiros, na Divisão 1, o “Norte” de Joaquim Moreira (Clube de Vela Atlântico) foi o melhor português no 7º lugar, seguido do o “Maximvs” de Jorge Leite da Cunha (Clube Naval Povoense) e do “Javitudo” de Sérgio Castelo Branco (Clube de Vela Atlântico / MENTOR), enquanto o “Salpoente” de Paulo Chavaria (Clube Naval Povoense) foi 12º classificado.
Na Divisão 2 o vencedor foi o “Saplicco II” de João Serôdio (Yate Clube do Porto), tendo o “If Knot” de Cláudio Guedes obtido a 7ª posição.
Entre os J80, que contou com 26 barcos, o “Mondo” de Bernardo Macedo (Clube de Vela Atlântico) foi 23º.
Na tradicional disputa em Bayona da Ladies Cup, as vice-campeãs foram lideradas por Marta Ramada Leite como skipper do “Gestilar 5”.
Classificação
Realizou-se, nos dias 13 de Julho, a regata Costeira do CNAFF com percurso entre a marina da Figueira e o emissário da Celbi, com a participação de 9 barcos.
Com uma regata de 12 milhas foi realizada, o percurso com vento Oeste levou a que as equipas navegassem com vento por través e permitissem a utilização de balão com condições pontuais, na chegada e na perna da chegada à boia.
O eXOfficio de Paulo Caseiro (MENTOR) navegou com um genneaker em 95% da perna para a boia e destacou-se da frota. O MAKAI (MENTOR) com avaria na vela grande participou na festa navegando em 2º lugar e Indelevel - Porto da Figueira da Foz (MENTOR) fechou o pódio empatado em tempo real com Stubborn (CNAFF) que se aproximou na perna de rio e que levou ao photo finish final.
Em tempo corrigido com rating NHC ganhou um "estreante" Natura de António Vaz (CNAFF), seguido Stubborn (CNAFF) e eXOfficio (MENTOR) a fechar o pódio.
Indelevel - Porto da Figueira da Foz (MENTOR) ficou logo de seguida e o MAKAI (MENTOR) acaba em sétima posição.
Na cerimónia de entrega de prémios, Miguel Amaral presidente do CNAFF entrega o prémio ao vencedor do ranking de 2023 Larimar de Jose Santos e procedeu-se ao lanche convívio.
Jaime Baptista, em tripulação com João Gil (Mentor) estiveram presentes no Campeonato Regional do Centro da classe Snipe integrado no Torneio de Verão do Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA), que se realizou nos dias 29 e 30 de maio.
Realizou-se, nos dias 29 e 30 de maio, o Campeonato Regional do Centro da classe Snipe integrado no Torneio no Torneio de Verão do Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA).
A prova contou com o apoio da Marinha Portuguesa e foi disputado por 23 equipas no campo de regatas do Alfeite. Mais uma prova de sucesso, quer pela adesão como pela excelente organização na água e em terra por parte do CNOCA.
No final das seis regatas disputadas, a vitória foi para os velejadores do Clube Naval de Cascais, Pedro e Sofia Barreto, seguidos de António Viegas e Francisco Maurício do Clube de Vela de Lagos, enquanto Luís Queiroz e Magda Silva, a representar o Clube Naval de Cascais completarem os lugares do pódio.
Jaime Baptista (CNAFF) com João Gil (Mentor)
Na cerimónia de entrega de prémios, Manuel Vilela, secretário da Associação Portuguesa da Classe Snipe, salientou a excelente organização e a crescente participação de jovens velejadores nos campeonatos da classe Snipe.
No fim de semana de 22 e 23 de Junho, o Yate Clube do Porto organizaram o Campeonato Regional de ORC, totalizando 12 barcos que se distribuíram entre ANC B, C e Sports Boats.
O Yate Clube do Porto organizou o Campeonato Regional do Norte da classe Cruzeiro, entre os dias 23 e 23 de junho. À frente Atlântica foi o “palco” para as três regatas realizadas.
“Bião” de Rodrigo Cunha, com Miguel Fonseca e Vasco Justino da MENTOR, “Milaneza” de Rui Amorim Sousa e “Saplicco” de José Serôdio vencem nas suas categorias.
Na classe ORC B, o vencedor foi o Beneteau 40.7 “Bião”, de Rodrigo Cunha do Clube Naval de Leça, seguido do “Racer” de Januário Cruz da “We Do Saling”.
Entre os ORC C, a vitória foi do “Milaneza” de Rui Amorim Sousa, no segundo lugar ficou o “Bretoa” de António Pires de Lima, ambos os veleiros a representar o Clube de Vela Atlântico, enquanto na 3ª posição terminou o Melges 32 “Peekabo”, do skipper João Allen do Yate Clube do Porto.
Já a categoria Sportboats foi liderado pelo Jeanneau “Saplicco” de José Serôdio, com o pódio a ser completado pelo “Cheers 25” de Jorge Pedrosa do “Rum” de Tomás Pacheco, todos do Yate Clube do Porto.
No passado fim de semana, decorreu na Figueira da Foz o campeonato regional ANC, prova que contou com a presença de cerca de 70 velejadores e 17 embarcações divididas por classe ANC A/E e B/D. A prova que contou com 3 regatas no primeiro dia com vento médio muito competitivas e 2 regatas no segundo dia com vento fraco, permitiu às frotas terem uma regata de descarte no final do campeonato.
Delmar Conde (AVela) com o Porto de Aveiro ganha a regata em ANC A/E, a MENTOR com a participação de MAKAI (MENTOR) com o skipper Miguel Fonseca e a sua tripulação a vencerem 2 das 5 regatas em real são vice-campeões e também eXOfficio (MENTOR) de Paulo Caseiro a concluir as várias regatas em 3º lugar terminaram o campeonato a fechar o pódio.
Nas restantes frotas Corto Maltese (CMCoimbra) de António Moreira vence a classe B/D com IfNot (NADO) de Claudio Guedes a ficar em 2º e o 3º Lugar a ficar para o Glória de Renato Braz. Em Open Reflection (NADO) de Paulo Venceslau venceu com Tapia (CMCoimbra) de Esteban Sanchez em 2º e Cleopatra (ANR) de José Ribeiro a fechar o pódio.
O programa social da regata teve ainda um jantar convívio no sábado e a entrega de prémios no domingo que permitiu aos velejadores confraternizarem.
No fim de semana de 8 e 9 de Junho, os portos de Aveiro e Figueira da Foz organizaram a Taça dos Portos 2024, a prova que teve na organização os clubes de Aveiro e Figueira permitiram a inscrição de barcos da região norte, com duas embarcações a virem do Porto, totalizando 26 barcos que se distribuíram entre ANC A, B e D/E.
No primeiro dia, com o trajeto costeiro, entre Aveiro e Figueira as condições de vento foram fracas com o vento a soprar com 5 nós a frota distribuiu-se entre o bordo de terra com vento mais fraco e mar com vento mais forte. Os barcos mais rápidos, DC1200 (Porto de Aveiro) e X-40 (eXOfficio) foram por terra enquanto o First 50 (MyWay) e o M34 (MAKAI) foram por mar. O Delmar Conde (DC1200) no ultimo terço veio ao mar cobrir a frota estando na frente da regata. O Pedro Cunha (First50) muito enfiado no mar teve de arribar já a chegar à figueira e Miguel Fonseca (MAKAI) aproveitou a quebra de vento e a pressão mais no mar para se juntar à luta final neste trajeto. Com o encurtamento a ser efetuado pela CR em cima do cabo Mondego as 3 primeiras embarcações após 5h e pouco separadas apenas por 9 min fecharam o pódio da taça com My Way a ser o vencedor, MAKAI logo de seguida fica em segundo e Porto de Aveiro a fechar o pódio. Paulo Caseiro (eXOfficio) ficou preso num buraco de vento acabou em 4º.
Com as condições a manterem-se com vento fraco no domingo começaram com regatas barla/sota em frente à praia da claridade. Com vento Oeste com intensidade a rondar os 5 nós, iniciou-se uma regata que foi anulada com o tempo para a primeira boia não ser cumprido e a frota ficou parada à espera que entrasse vento para reiniciar procedimentos de largada que só se conseguiram pelas 15h. Na largada a intensidade manteve-se no limiar para fazer regatas, o Porto de Aveiro acaba em 1º, seguido de MAKAI em 2º e eXOfficio a fechar o pódio em 3º.
Após correção de tempos dos dois dias de regatas:
Classe ANC A:
1º Porto de Aveiro | AVELA | Delmar Conde
2º MAKAI | MENTOR | Miguel Fonseca
3º My Way | CNL | Pedro Cunha
4º eXOfficio | MENTOR | Paulo Caseiro
5º Porto da Figueira da Foz | MENTOR | Jorge Bartolo
Classe ANC B:
1º LARIMAR | CNAFF José Santos
2º Tibariaf III | AVELA | Joaquim Bernardino
3º IF KNOT | NADO | Cláudio Guedes
Classe ANC D/E:
1º Stubborn | CNAFF | Diogo Gameiro
2º Suricata | Clube do Mar de Coimbra | André Fernandes
3º Blue | AVELA | Bruno Marques
No final o convívio realizou-se no Roof Top da edifício da Administração do Porto da Figueira da Foz, que encerrou o evento com uma grande festa convívio com todos os velejadores e entregas de prémios.
Para consultar os detalhes da prova aqui
O Projeto mare OCEANUS, encabeçado pelo Rotary Club da Figueira da Foz, permitiu proporcionar na passada sexta-feira 24/05/2024 a experiência de sentir o mar, os barcos e a paixão que temos pela vela a mais de 260 pessoas ao longo do dia, celebrando também o Dia Europeu do Mar e o Dia da Marinha Portuguesa, que tentámos recordar e homenagear, com os participantes.
Juntamente com diversas entidades portuárias, embarcámos 190 alunos provenientes de 3 escolas do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF), acompanhados por 17 professores, e 26 utentes de 3 centros da APPACDM, orientados por 4 monitores. Entre estes, os tripulantes das várias embarcações e alguns convidados estiveram na água mais de 260 pessoas ao longo do dia. Estiveram empenhados nesta missão 12 embarcações de 8 entidades que se quiseram associar a esta causa e, principalmente, com o seu apoio torná-la possível. No total terão estado envolvidas 23 entidades na realização desta etapa do projeto, na foz do Mondego.
Mais relevante foi permitir a uma franja da sociedade experimentar, muitas das situações pela primeira vez, estarem a bordo de um barco. Abrir o espectro a crianças que sonhavam andar num barco à vela essa mesma experiência e dar a conhecer os meandros da embarcação onde participaram, e de todas as outras que se juntaram ao projeto permitindo a todos sonhar com um futuro ligado ao mar onde existem profissões desde o estivador, nadador-salvador, skipper, policia marítimo ou comandante de um navio de carga. Todas muito relevantes para a nossa economia local e global pois podem permitir a Portugal expandir-se social e economicamente.
No passado dia 11 o Makai deslocou-se dos campeonatos a norte, Baiona, Sanxenxo, Combarro e outros clubes de Espanha e voltou à Figueira da Foz para preparar o final da época.
Foi uma navegação muito tranquila, em que tivemos vento noroeste que nos permitiu vir à vela quase todo o caminho e efetuar o percurso num tempo record.
Apesar de curta a tripulação para a longa viagem, os 3 experientes velejadores trouxeram o barco com uma média de 9.7knots que para um veleiro é muito interessante.
Nesta navegação encontramos de tudo, nevoeiro, sol, onda, mar chão, redes de pesca, golfinhos e mais uma aventura concluída.
A próxima viagem será para Aveiro para participar na taça dos Portos.
No fim de semana de 27 de Abril o Monte Real Clube Yates de Baiona realizou uma nova edição do troféu Repsol onde reuniu 38 barcos repletos de velejadores que se distribuíram entre ORC 1-3, ORC A2, ORC Extra e j80. Com as condições das rias a permitirem que o programa seja feito na sua integra, a recepção começou a ser feita aos velejadores ainda na 5a-feira. Na sexta-feira os j80 começaram com regatas barla/sota em frente ao clube e o programa contemplou um convívio no clube inserido nas muralhas de Baiona. No sábado a frota foi para água bem cedo, 10h espanholas onde foi montada a largada junto ao clube de Baiona.
Após sucessivas tentativas falhadas de largada por alterações da intensidade e direção de vento, a Comissão resolveu subir para a ria de Vigo onde tentámos largar novamente. A menos de 2 minutos de largar o vento voltou a cair para baixo do limite mínimo e a Comissão voltou a diferir. Procuramos vento junto às ilhas Cies e pelas 15h conseguimos largar num percurso que acabou junto a Sanxenxo.
Sendo a frota recebida em Sanxenxo, tivemos um welcome drink no clube onde podemos partilhar as experiências com outros velejadores.
No domingo, a frota voltou para a água cedo já a contar com algumas dificuldades em manter-se um vento estável para a realização das regatas. Ao fim de várias tentativas, a Comissão de regatas deu a largada já com vento de mais de 12 nós com direção a Baiona. Na largada a intensidade subiu um pouco e o MAKAI, com a tripulação reduzida teve algumas dificuldades em superiorizar-se ao resto da frota, aliado também a um salto de vento que prejudicou toda a frota que optou pela esquerda do campo chegou à boia #1 numa posição pouco comum a cerca de 10 barcos do fim da frota. A equipa ao ver-se numa posição negativa uniu-se e fez o possível para tentar recuperar o bom andamento que tem tido nos últimos campeonatos e após muito esforço da tripulação consegue uma fantástica recuperação para 4º da geral no final da prova.
Com um 6º e 4º já em corrigido, ficamos em 5º da geral e satisfeitos com o campeonato onde nos faltou peso e o barco já a necessitar de algumas optimizações pelo o período alargado que esteve em Espanha nestes sucessivos campeonatos. Temos agora de voltar à base onde necessitamos de repor alguns materiais no barco, limpar e preparar o resto da calendário anual.
No final o convívio realizou-se nas muralhas do MRCYB, que como sempre encerrou o evento com uma grande festa convívio com todos os velejadores e entregas de prémios.
No fim de semana de 20 de abril o Monte Real Yatch Clube de Baiona organizou uma regata comemorativa que reuniu cerca de 50 Veleiros de 12 Clubes de Espanha e Portugal. Com condições de excelência nas rias as frotas dividiram-se em percursos desde Combarro e desde Vigo.
Os vencedores entre Vigo e Baiona foram o barco Azeites Abril (ORC 1-2-3) , Deepblue 2.1 (ORC4), Nahela (ORC5), Salaño Dos (A2), Erizana (ORC Extra e Figaros) e Solventis Ribadeo (J80)
No percurso entre Combarro e Baiona que teve de ser encurtado devido à falta de vento no ilhote de Viños, nas Ilhas Cíes a vitória sorriu ao Balea Dous de Luis Péres.
Em real a linha de honra, os barcos mais rápidos a concluir o percurso foram Aceites Abril (desde Vigo) e o Narval (desde Combarro).
O MAKAI que participou com uma tripulação reduzida a três velejadores a Inês Fonseca, Catarina Sousa e Miguel Fonseca, ganhou claramente o barco mais bonito em prova e ficamos fora do TOP3 :). Com a falta de vento que houve durante a regata e o encurtamento de percurso saímos prejudicados. Pelo rating do barco o nosso tempo limite foi insuficiente para cumprir a prova, tendo a comissão de regatas atribuído DNF (Did Not Finish).
Acaba por compensar o bom ambiente vivido a bordo, o excelente trabalho da Comissão de regatas para conseguir validar a prova que podia ter de ser anulada pelo tempo que tivemos sem vento e o bom tempo que apanhamos nas Rias.
Para a semana há mais com o troféu Repsol também ele organizado pelo Monte Real Yatch Clube de Baiona.
No fim de semana de 13 de abril o CNAFF realizou o seu 40 aniversário e uma regata comemorativa que reuniu cerca de 30 velejadores que se distribuíram entre vela ligeira e cruzeiro. Com as condições da barra a não permitirem a saída para o mar a comissão de regatas mandou as frotas para a água e realizaram-se duas regatas no rio Mondego.
As frotas largaram para a primeira regata do dia pelas 15h e com uma intensidade que rondou os 5 a 7 nós e refregas a chegarem aos 10, aproveitando o vento que se enquadrou no RIO e proporcionou um espetáculo de vela no coração da cidade e permitiu uma competição o mais fair possivel.
Nos cruzeiros o eXofficio de Paulo Caseiro a representar a MENTOR liderou as duas regatas em tempo real seguido de Fifty Five de Saul Pereira e Larimar de Jose Santos. Depois dos ratings aplicados, na classificação da vela de cruzeiro, o vencedor foi a embarcação Fifty Five, de Saúl Pereira, seguido do eX officio de Paulo Caseiro e a fechar o pódio o Larimar de José Santos.
Na vela ligeira, juntaram-se 8 barcos nesta competição e a vitória sorriu ao Peerke Kortekaas a navegar num Laser Standard, seguido do snipe “No Escritório” de Jaime Baptista e João Gil a representar a MENTOR e do Laser Radial de Catarina Sousa.
No final o convívio realizou-se no restaurante Tapas, que como sempre serviu de ponto de encontro dos velejadores e onde se distribuíram também os prémios do ranking CNAFF 2023 onde a MENTOR viu-se novamente premiada com um 3º lugar no ranking com o MAKAI na vela de cruzeiros.
Vento forte e ondas caracterizaram novamente a sexta etapa do circuito Regata Interclubes, a tripulação da Academia MENTOR deslocou-se novamente para a Ria de Pontevedra na Galiza para competira na derradeira prova deste campeonato, desta vez organizada pela Escola Naval de Marin.
A frota que esperava enfrentar mais um dia muito duro viu o cancelamento da ultima prova logo pelas 10h30 por condições de meteorológicas muito adversas em que o vento atingiu mais de 30 nós de intensidade no início do dia com as condições a piorarem para o horário da regata.
Assim a classificação provisória manteve-se com o descarte a não entrar e a prejudicar a tripulação portuguesa do MAKAI de Miguel Fonseca (MENTOR) que acaba em 7º em ORC1 FROIZ. O veleiro Orión de Javier Pérez (MRCY Baiona) conquistou a vitória. Seguiu-se na classificação geral a equipa de Cid, seguido pelo Ozosana (Ro Yachts Club), de Juan Carlos Pérez.
Na Classe 2 ABANCA, vence RoNautica Marina de Joaquin Miniño
Na Classe 3 North Sails vence uma equipa portuguesa Javitudo (CV Atlantico), de Pedro Barbosa que fez um bom campeonato mantendo a sua liderança da frota. Após 4 meses de regatas emocionantes em águas galegas, a tripulação portuguesa do Elan 333 levou a melhor sobre a concorrência e garantiu o mais alto lugar do Podium.
Os velejadores da 10ª edição receberam os galardões durante o evento de fecho no Liceo Casino de Pontevedra onde o jantar convívio permitiu consolidar os vários meses de regatas vividos na ria de Pontevedra.
Miguel Fonseca, skipper da embarcação partilhou "É bom para a equipa conseguir competir durante este período contra frotas tão grandes e diferenciadas. Relativamente ao campeonato foi muito relevante competir nas condições que a ria nos proporcionou, com um elevado nível competitivo e organizativo que os clubes envolvidos(Ro Yachts Club Combarro, RCM.Aguete, CN.Portonovo, C.N. Beluso, RCN.Sanxenxo, y CNR.Marín ) e o Desmarque S.L. nos proporcionou pela organização encabeçada pelo Jano Martins.
Vamos continuar nesta fase por Espanha onde temos mais duas regatas pelo menos no nosso calendário antes de voltar a Portugal para as regatas na região norte. A regata dos Portos do Centro no inicio de Junho, será no nosso calendário um importante marco onde a MENTOR tentou destacar a importância de regatas de referência para que os velejadores se desloquem e conheçam as potencialidades da região."
Decorreu no passado fim de semana o Torneio da Primavera, prova de vela da classe Snipe, organizada pelo Clube Naval dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA).
A Figueira da Foz esteve representada pela tripulação constituída pelo timoneiro Jaime Baptista (CNAFF) e pelo proa João Gil (Mentor), no Snipe POR 29757.
Com boas condições de vento e mar para uma prova deste tipo, o evento conseguiu reunir uma frota de 31 equipas, maioritariamente do clube local, a que se juntaram tripulações de Lagos, Figueira da Foz, Cascais, Almada e Vila Franca de Xira.
No sábado, com vento fraco de oeste com alguma instabilidade, a Comissão da prova conseguiu realizar duas regatas bastante disputadas.
No domingo, depois dum largo período de espera, as tripulações competiram entre si de forma equilibrada ao longo de 3 regatas, disputadas com vento de oeste com 10 nós.
No final, um almoço partilhado e a cerimónia de entrega de prémios colocaram um ponto final num excelente fim de semana de vela de competição.
Para a história fica o trio da frente que conseguiu chegar ao pódio: em primeiro lugar, Miguel Graça e Diniz Graça do Clube Naval de Cascais, seguidos de António Viegas e Mariana Viegas (Clube de Vela de Lagos) e finalmente, Miguel Faria e Manuel Vilela (CNOCA).
A tripulação da Figueira da Foz, no Snipe “No escritório” conseguiu acompanhar o andamento geral da frota, ficando a meio da tabela de classificação geral, no 17° lugar e em 4.º lugar na classificação Grand Master.
Vento forte e ondas caraterizaram a quinta etapa do circuito Regata Interclubes, realizada sob a organização do Real Club Náutico de Sanxenxo, onde também se encontrava em disputa o Troféu Concello e Nauta Sanxenxo.
A frota voltou à ria de Pontevedra para mais esta etapa do circuito, mais uma dura prova em que o vento atingiu mais de 20 nós de intensidade no início do dia.
Faltando apenas uma prova para o término da décima edição do circuito, a regata deste sábado deixou a frota na expectativa pela classificação final para a ultima prova.
Na Classe 1 Froiz, o veleiro Orión de Javier Pérez (MRCY Baiona) mais uma vez se mostrou imparável e conquistou uma nova vitória em tempo corrigido. Seguiu-se na classificação geral a equipa de Cid, que ocupa o segundo lugar com menos dois pontos, seguida pelo Ozosana (Ro Yachts Club), de Juan Carlos Pérez, que neste sábado subiu ao terceiro lugar do pódio provisório.
Ainda nesta classe, a tripulação do veleiro M34, MAKAI de Miguel Fonseca (Figueira da Foz) lutou e trabalhou afincadamente para conseguir aproveitar da melhor forma o vento forte, todavia esta não é a condição de vento em que a tripulação se sente mais confortável. O skipper Miguel Fonseca reconheceu que estão ainda numa fase inicial de conhecimento do barco com vento forte e dos campos de regatas, que têm conseguido fazer regatas competitivas e que a tripulação está a usufruir bastante da possibilidade de competir em pleno inverno em condições duras. Presentemente, o veleiro MAKAI de Miguel Fonseca ocupa agora o 7º lugar da classificação geral da Classe 1 Froiz.
Na Classe 3 North Sails não houve alterações e o pódio permanece exatamente o mesmo do final da última etapa. A vitória do dia foi conquistada por Argalleiro (RCM Aguete), de Fernando Otero, que mantém o segundo lugar da tabela geral, atrás de Javitudo (CV Atlántico), de Pedro Barbosa que somou nova vitória na classe em tempo real e acabou em segundo lugar em tempo corrigido. Esta tripulação portuguesa continua na liderança com um ponto de vantagem sobre a equipa de Otero, pelo que tudo dependerá do que acontecer na jornada final. O veleiro Espita de José Luis Lastra (CN Beluso) fecha o pódio na classe 3.
Organizado pelo CLUB NAUTICO BELUSO, realizou-se no dia 2 de Março, a quarta etapa da X Regata Interclubes Ria de Pontevedra. Mais de 50 cruzeiro distribuídos por seis classes estão em competição, contando com duas tripulações nacionais.
Com um dia de condições de vento muito fortes, com refregas a ultrapassar os 35 nós e com ventos constantes de 20+ o MAKAI enfrentou dificuldades, com várias avarias que causaram uma queda na tabela. A tripulação toda no peso, as frentes constantemente a intensificarem-se e a vela rizada a não aguentar o barco com velocidade competitiva, tivemos que optar por manter o barco em boas condições do que forçar um abandono com uma vela rasgada ou pior. Também o resto da frota passou por muitas dificuldades, tendo dos 50 barcos apenas 26 participado e onde mesmo assim houve avarias severas e desistências. Paus partidos, velas rasgadas de tudo um pouco para caracterizar uma regata com muito vento.
Na classe ORC 1 “Froiz”, o Archambault M34 da academia Mentor da Figueira da Foz, "Makai", do skipper Miguel Fonseca, com problemas técnicos tem um NSC após alteração no campo de regata e cai para a 7ª posição geral.
Entre a Classe ORC 3 “North Sails”, o Elan333 "Javitudo" do Clube de Vela Atlântico, de Pedro Barbosa e Sérgio Castel-Branco lideram a classificação, tendo acabado em primeiro real e ficado em 2º corrigido.
A próxima etapa a 16 de Março, no Real Clube Náutico de Sanxenxo, com o troféu a terminar em Abril, depois de 6 campeonatos disputados.
Organizado pelo Clube Náutico de Portonovo, realizou-se no dia 17 de fevereiro, a terceira etapa da X Regata Interclubes Ria de Pontevedra. Mais de 50 cruzeiro distribuídos por seis classes estão em competição, contando com duas tripulações nacionais.
Na classe ORC 1 “Froiz”, o Archambault M34 da academia Mentor da Figueira da Foz, "Makai", do skipper Miguel Fonseca, encontra-se na 4ª posição a apenas 3 pontos do pódio, depois de três regatas realizadas. Este fim de semana venceu novamente a linha de honra, a 3ª neste campeonato.
Entre a Classe ORC 3 “North Sails”, o Elan333 "Javitudo" do Clube de Vela Atlântico, de Pedro Barbosa e Sérgio Castel-Branco lideram a classificação, somando vitórias nas duas provas.
A próxima etapa a 2 de Março, no Real Clube Náutico de Sanxenxo, com o troféu a terminar em Abril, depois de 6 campeonatos disputados.
Classificação: Consulta aqui
Podemos seguir a regata aqui:
O MAKAI e o vento foram uma vez mais protagonistas da segunda jornada da X regata internacional de Pontevedra. A equipa, que se deslocou novamente na ria de Pontevedra, mesmo com umas previsões de pouco vento, optou por fazer uma deslocação de mais de 6 horas para competir em águas Espanholas. Com um dia de muito sol mas com pouca intensidade de vento, tardou, e com alguma relutância entrou com hora e meia de atraso para o horário previsto da largada uma brisa de sudeste com uma média de 6 nós de intensidade.
Num percurso com largada e chegada à frente do Real Club de Mar de Aguete a frota desfrutou de uma ria flat com um percurso de 4,9 milhas para ORC 1,2,3 e para as demais classes com um percurso encurtado de 4,2 milhas.
Apesar da atenção da CR de encurtar o percurso e garantir que havia condições adequadas para iniciar procedimentos de regata, houve muitos barcos que não conseguiram acabar devido ao tempo limite.
O MAKAI destacou-se e a equipe de MENTOR conseguiu fazer uma excelente largada e liderou a frota desde cedo, chegando destacado a barlavento, o MAKAI afastou-se da frota de 50 barcos e liderou a manga de bolina e desmarque até entrar numa popa com muito um pouco de vento. "Apesar de termos sido apanhados por um buraco de vento, o que levou a frota a compactar, a equipe esforçou-se para manter o foco e foi tentando defender a posição dos principais adversários, que seguiram várias estratégias para tentar liderar a frota.
Não conseguindo, o MAKAI com supremacia acaba por conquistar uma segunda vitória consecutiva neste campeonato e desta vez conseguiu a conquista da linha de honra com mais de 2 min de liderança sobra o segundo classificado. Em seguida Ososana e Deep blue, cortaram a linha estando nesta fase do vento a iniciar um decréscimo que resultou em grande parte da frota para não conseguir concluir no tempo limite.
O Javitudo apesar de liderado a frota ORC 3 não consegue acabar o percurso atingindo a linha de chegada dentro do tempo limite, tendo toda a sua frota levado um DNF (did not finish) mas no entanto a regata teve um saldo positivo por ter mantido um andamento vencedor.
Na Classe 1 Froiz o pódio desta segunda prova foi o mesmo que na primeira vez, mas com os postos completamente alterados, sendo o mais beneficiado o Deep Blue 2.1 que com uma regata muito regular venceu em corrigido à frente de Ozosana e o líder anterior Orión, quedou-se pelo terceiro lugar, perdendo assim a liderança da geral.
Destacar o lusitano Makai, que liderou a prova com autoridade até cair em um poço de vento depois de passar a baliza de Bueu, ficando finalmente em quarto corrigido.
Na Classe 2 ABANCA também houve mudança de liderança com uma grande e dura vitória do Lula II, que se vingou do quarto lugar alcançado na primeira e assim subiu ao topo da classificação geral, empatado em pontos com o renovado Vagalume.
Na Classe 3 North Sails nenhum barco terminou a tempo, pelo que o português Javitudo continua a liderar esta classe.
Na Classe 4, a Murimar Seguros venceu o Cinco Islas-Seida e assumiu a liderança geral, ficando empatada em pontos com o Orlando, que era o líder anterior, e ambos já tinham bastante destaque sobre os demais participantes da classe.
Nas Classes Solo e A Dos Opticalia Campelo novamente nenhum barco conseguiu entrar no tempo limite e por isso o pódio permanece vazio.
Nos Clássicos e Veteranos Efeitos Navais Jesús Betanzos apenas Iasi entrou a tempo, que desta forma também sobe ao topo do pódio geral.
E nos Clássicos e Veteranos, a Landín Informática não conseguiu inscrever nenhum deles no prazo, pelo que a Peregrina-Cobre San Rafael permanece em primeiro lugar.
Mais de 50 barcos e 300 velejadores lotam a ria de Pontevedra na primeira etapa da 10ª Regata Interclube
Combarro, 27 de janeiro de 2024
· A prestigiada prova galega realizou-se este sábado na primeira etapa Concello de Poio, de um circuito que volta a atingir cinquenta equipas participantes na sua décima edição
· Orión, Balea Dous, Javitudo, Orlando, Papanatas e Peregrina-Cobre San Rafael são os primeiros líderes da frota
· Autoridades e patrocinadores ficaram encarregados de iniciar o circuito com a cerimonia de abertura realizada no terraço do Ro Yachts Club
A primeira etapa da Regata Interclubes Ría de Pontevedra Trofeo Concello de Poio começou em Combarro, prova que este ano marca a sua décima edição, reunindo mais de 50 barcos e quase 300 velejadores que confirmam, mais uma vez, o sucesso do seu formato. Após a disputa do primeiro turno, Orión, Balea Dous, Javitudo, Orlando, Papanatas e Peregrina Cobre-San Rafael são os primeiros líderes da classificação geral.
Tudo parecia indicar que o vento não facilitaria as coisas tanto para a Comissão de Regata quanto para a frota neste primeiro dia. Embora tenha demorado algum pedido, Eolo finalmente permitiu que os marcadores do circuito fossem abertos com condições de vento de cerca de cinco nós de intensidade, suficientes para completar um percurso que levou a frota ao farol Pelados, localizado em frente a Aguete (Marín).
Além de fornecer os primeiros resultados do circuito, a prova deste sábado também foi a única pontuada para o Trofeo Concello de Poio.
Na Classe 1 Froiz, o atual campeão, Orión de Javier Pérez (Monte Real Club de Yates), foi o melhor do dia e conquistou a primeira vitória parcial em jogo. Também o fez com uma vantagem de mais de cinco minutos no tempo corrigido sobre o Deep Blue 2.1 de Vicente Cid (Ro Yachts Club), que se estreia este ano na prova de Pontevedra. O pódio foi fechado nesta ocasião por Ozosana (Ro Yachts Club) de Juan Carlos Pérez Olmedo.
Na Classe 2 ABANCA a vitória do dia foi para Balea Dous de Luis María Pérez. A equipa que navega sob a bandeira do Real Club Náutico de Rodeira conseguiu vencer em três minutos e meio o Travesío de Beatriz Abalo (Real Club Náutico de Sanxenxo), que ficou em segundo lugar com apenas nove segundos de vantagem sobre o terceiro, o Vagalume de Luís Vidal. Tal como na edição anterior, tudo indica que esta será uma das classes mais competitivas de todo o circuito.
Por seu lado, a frota Classe 3 North Sails estreia-se com o português Javitudo de Pedro Barbosa na liderança. O barco do Clube de Vela Atlántico venceu por mínimo, com 14 segundos de tempo corrigido sobre o segundo classificado, o Espita de José Luis Lastra (Clube Náutico Beluso). O terceiro camarote é atualmente ocupado pelo Argalleiro de Fernando Otero (Real Club de Mar de Aguete).
A regata Classe 4 da Murimar Seguros foi menos acirrada. O Orlando (Ro Yachts Club) de Gerardo Sánchez não deu opções e venceu com uma confortável vantagem de mais de nove minutos sobre o Cinco Islas-Seida de Iñaki Carbajo, que também navega em representação do clube que acolheu esta primeira etapa. Atrás, em terceiro fica o Trotto de Ernesto Smyth (Clube Náutico Beluso).
Nos Efeitos Navais Clássicos e Veteranos Jesús Betanzos, o primeiro líder da 10ª Regata Interclubes da Ria de Pontevedra são os Papanatas de Tala Martínez (Ro Yachts Club) e o segundo é o Iasi de José Antonio Ortigueira (Clube Náutico Portonovo), que defende o título da categoria.
Thalavo Clássicos e Veteranos Efeitos Navais Jesús Betanzos
Nos Clássicos e Veteranos Landín Informática é a Peregrina – Cobre San Rafael de Carlos Núñez (Clube Náutico Portonovo) que conquista a primeira vitória colocada em jogo e é seguida na classificação geral pela Mou de Ángel Mourelos e pela Cassandra de Javier Pazó ( Club Náutico Portonovo), segundo e terceiro respectivamente.
A Classe Solitaire e Two Opticalia Campelo foi a única em que nenhum dos barcos conseguiu cruzar a linha de chegada dentro do tempo limite, portanto terão que aguardar a próxima partida para liberar seus armários.
O próximo encontro será no sábado, 3 de fevereiro, desta vez sob organização do Real Club de Mar de Aguete.
Classe 1 Froiz
1º) Orión, Javier Pérez (MRCYB), 1 punto
2º) Deep Blue 2.1, Vicente Cid (Ro Yachts Club), 2 puntos
3º) Ozosana, Juan Carlos Pérez (Ro Yachts Club), 3 puntos
6º) MAKAI, Miguel Fonseca (MENTOR), 6 puntos
Classe 2 ABANCA
1º) Balea Dous, Luis María Pérez (RCN Rodeira), 1 punto
2º) Travesío, Beatriz Abalo (RCN Sanxenxo), 2 puntos
3º) Vagalume, Luis Vidal, 3 puntos
Clase 3 North Sails
1º) Javitudo, Pedro Barbosa (CV Atlántico), 1 punto
2º) Espita, José luis Lastra (CN Beluso), 2 puntos
3º) Argalleiro, Fernando Otero (RCM Aguete), 3 puntos
Clase 4 Murimar Seguros
1º) Orlando, Gerardo Sánchez (Ro Yachts Club), 1 punto
2º) Cinco Islas-Seida, Iñaki Carbajo (Ro Yachts Club), 2 puntos
3º) Trotto, Ernesto Smyth (CN Beluso), 3 puntos
Clásicos y Veteranos Efectos Navales Jesús Betanzos
1º) Papanatas, Tala Martínez (Ro Yachts Club), 1 punto
2º) Iasi, José Antonio Ortigueira (CN Portonovo), 2 puntos
3º) Birbiricho, Javier Alfonso Otero (Ro Yachts Club), 3 puntos
PROGRAMA DE REGATAS
1ª PRUEBA | 27 Enero | Ro Yachts Club
2ª PRUEBA | 03 Febrero | RCM Aguete
3ª PRUEBA | 17 Febrero | CN Portonovo
4ª PRUEBA | 2 Marzo | CN Beluso
5ª PRUEBA | 16 Marzo | RCN Sanxenxo
6ª PRUEBA | 6 Abril | Escuela Naval Militar +INFO
A MENTOR participou em mais uma regata que fecha o calendário desportivo do CNAFF, do ano 2023, com a realização da Christmas Cup, no passado dia 16 do mês de Dezembro.
Estiveram no campo de regatas oito embarcações, distribuídas entre as classes cruzeiro e vela ligeira, que realizaram um percurso técnico entro boias, na baía oceânica da Figueira da Foz.
Na classe cruzeiro a vitória coube ao Stubborn de Diogo Gameiro, seguido do larimar de José Santos, tendo sido o pódio fechado pela embarcação Corto Maltese de António Moreira.
Indelevel Porto da Figueira da Foz de Jorge Bártolo acabou em corrigido em sétimo classificado.
Na vela ligeira Pascal Brenneis foi o grande vencedor, na sua embarcação Europe.
Fechada a época 2023 e feitas as contas o larimar de José Santos sagrou-se, pelo nono ano consecutivo, vencedor do ranking interno do CNAFF, na classe cruzeiro, ainda que muito perto em pontos do Fifty Five de Saúl Pereira, que terminou na segunda posição e MAKAI de Miguel Fonseca a representar a MENTOR que fecha o pódio deste ranking local.
Também da MENTOR, ficou em 6º lugar Indelevel Porto da Figueira da Foz de Jorge Bártolo e Offshore em 9º lugar, num ranking que reuniu 15 embarcações com um Rating NHC
Snipe “Nacex” de Miguel Graça e Rodrigo Ouro venceram e a MENTOR participou com o Jaime Baptista e João Gil a fazerem 5º Gran Master e 14º Geral.
O Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada - CNOCA, com o apoio da Marinha Portuguesa e da Associação Portuguesa da Classe Snipe, organizou no fim-de-semana de 7 e 8 de Outubro, o 10º Troféu António Conde Martins/Fernando Lima Bello - Master de Snipes.
Entre as 20 tripulações inscritas, o “Team Nacex” de Miguel Graça e Rodrigo Ouro, do Clube Naval de Cascais, foram os vencedores da geral e da categoria “Master Júnior”, liderando 4 das cinco regatas realizadas no rio Tejo, junto ao Alfeite. António Viegas/Luís Pinheiro, representando o Clube de Vela de Lagos, terminaram em 2º lugar e primeiro “Gran Master”, enquanto a tripulação do CNOCA formada por Gonçalo Dias Pinheiro/Luís Dias Pinheiro fechou o pódio na terceira posição e em segundo entre os “Master Júnior”.
Na categoria “Master” ganharam Luís Peyssonneau/Joana Nunes (CNOCA), tendo os velejadores do Clube Náutico de Almada, José Luís Silva/Tiago Leal, levado o troféu do 2º classificado. Já nos “Gran Masters”, António Dias Pinheiro/Teresa Ramos foram os segundos, enquanto entre os “Legend Master” foi Domingos Borralho e Beatriz Carneiro (CNOCA) os melhores, seguidos por Raul Xavier/Jorge Telhada da Associação Naval de Lisboa.
O Clube Náutico da Figueira da Foz organizou mais um edição da Regata de Outono, que abre assim a nova época desportiva deste clube.
Estiveram em prova uma dezena de embarcações da classe cruzeiro, entre os 8 e os 12 metros de comprimento, tripulados por cerca de três dezenas de experientes velejadores, da zona centro do País e a MENTOR marcou a sua presença com muitos dos seus associados.
Neste dia 8 de Outubro em que as temperaturas, na Baía Oceânica da Figueira da Foz, aproximaram-se dos 30 graus, o mar apresentou as condições ideais e o vento fraco, com uma intensidade média de 8 nós, permitiu que fossem cumpridas quatro regatas bastante disputadas, das duas que estavam inicialmente previstas.
A MENTOR fez-se representar pelo MAKAI - Bettertech da MENTOR ganhou a linha de honra em real com três 1º e um 3º, seguido de Indelevel - Porto da Figueira da Foz que acabou 4º,4º, 3º, 2º e o Offshore com 9º, 9º, 8º, 9º.
Depois de feitas as classificações e corrigidos os tempos de prova com o rating NHC, a vitória coube XE Offício de Paulo Caseiro, seguido pelo Larimar de José Santos, fechando o pódio o Fifty Five de Saúl Pereira. Indelevel - Porto da Figueira da Foz foi 4º, MAKAI Bettertech 6º e Offshore 9º.
No final, já na sede do CNAFF e em grande ambiente de festividade, após um dia desportivo de grande intensidade, foi anunciada a regata de S. Martinho, a realizar no próximo mês de Novembro.